Dez Comandos das Forças Armadas estão reforçando as medidas de segurança e prevenção contra o novo coronavírus do Brasil. A operação está sendo desenvolvida em todas as regiões brasileiras com o intuito de evitar a disseminação do vírus nas localidades. São atividades de conscientização da população, desinfecção de rodoviárias, apoio logístico de materiais, segurança sanitária entre outras. A ação está sendo coordenada pelo Ministério da Defesa.

Confira as ações por região:

1. Regiões Norte e Nordeste

Nos estados do Amapá, Pará e Maranhão, os militares estão realizando ações de conscientização da população sobre os riscos do coronavírus. Além de intensificar as medidas de prevenção. Os militares estão apoiando as ações desenvolvidas pelos órgãos de saúde e de segurança pública.

Entre as ações de destaque estão a fiscalização da travessia de embarcações da Guiana Francesa para o Brasil e a qualificação de novos agentes da Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR). Além disso, foram promovidos a inspeção naval e o controle de terminais portuários. 

No estado de Pernambuco (PE), os militares auxiliaram no desembarque de 336 passageiros do navio de cruzeiro que atracou em Recife, no último final de semana.

2. Região Centro-Oeste

Na região dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os profissionais das Forças Armadas realizaram patrulhamento da fronteira e distribuição de materiais gráficos; montagem de hospital de campanha, em Campo Grande, e de postos de lavagem de mãos.

Em Brasília (DF), foi realizada a desinfecção da Rodoviária do Plano Piloto, local onde se concentra muitas pessoas diariamente. Ações de monitoramento por meios de viaturas com alto-falantes, do Comando de Operações Especiais, foram realizadas no Distrito Federal e nas cidades vizinhas do estado de Goiás.

Os militares das três forças armadas também fizeram ajustes no funcionamento do drive-thru para a campanha da vacinação contra a gripe.

3. Região Sul

O apoio logístico e de mobilização de materiais teve apoio do Exército Brasileiro nos estados do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Foram montadas barracas em apoio aos órgãos de saúde nos municípios de Florianópolis, Criciúma, Bento Gonçalves, Bagé e Porto Alegre.

Os profissionais das Forças Armadas doaram sangue para abastecer o estoque na região. A medida é mais uma resposta ao combate ao coronavírus. Uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

O 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado instalou barracas em São Borja (RS), em apoio ao Hospital Ivan Goulart, proporcionando segurança sanitária aos agentes de saúde que irão atuar na seção de triagem para o novo coronavírus.

4. Região Sudeste

Nesta semana, em Vitória (ES), militares do 38º Batalhão de Infantaria realizaram atividades de conscientização para combater a disseminação do coronavírus na região e no País. Na capital mineira, os profissionais da saúde do Posto Médico de Guarnição estão realizando triagem na entrada do quartel-general da 4ª Região Militar, com objetivo de evitar a proliferação do vírus na capital.  Os profissionais médicos também estão orientando as pessoas que passam em frente ao quartel.

Com informações do Ministério da Defesa