A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde disponibiliza, através da Vigilância em Saúde, atendimento específico para aquelas pessoas que retornaram de viagens, seja do exterior ou de outros estados.

Para isso, estão disponíveis duas formas de contato: via telefone – ligação no 3548-2508 – ou por mensagem no whatsapp pelo 3548-2502.

A ação faz parte do conjunto de medidas planejadas pela prefeitura e que seguem os protocolos do Ministério da Saúde. O objetivo é impedir o avanço do vírus e, consequentemente, reduzir a carga no sistema de saúde.

A recomendação para estas pessoas que voltaram de viagens internacionais ou nacionais, mesmo que não apresentem nenhum sintoma de gripe, é que permaneçam isoladas em casa por 14 dias a partir da data da chegada.

Além disso, uma das principais medidas continua sendo a lavagem das mãos com frequência e cuidados ao espirrar e tossir, protegendo o rosto com o braço.

Os viajantes que tiverem sintomas como, coriza, tosse, espirro, leve mal-estar e febre baixa, devem ficar alerta em casa. Já aqueles que sentirem os sintomas, mas que tiverem febre alta, devem procurar um PSF. Pessoas que tiverem os sintomas com febre alta e falta de ar têm que ir no PAM.

A partir de terça-feira (24), estão funcionando para urgências os PSFs dos bairros Rio Verde, Bandeirantes e Cerrado. O atendimento é das 7h às 19h, todos os dias da semana. Os demais PSFs ficarão fechados.

O Pronto Atendimento Municipal (PAM) está funcionando para urgências 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Para relatar sobre os sintomas, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou mais um número de whatsapp: (65) 99978-1582 e vai disponibilizar ainda outros telefones para teleconsultas.