Para evitar que estrangeiros portadores do novo coronavírus entrem no Brasil pelos portos, foi editada nesta quinta-feira portaria dos ministérios da Casa Civil, Justiça e Saúde para proibir o desembarque no país. O texto diz que a proibição será por 30 dias. Segundo a medida, o desembarque de cargas vindas do exterior continua permitido.

A restrição de entrada de estrangeiros é válida para pessoas de todas as nacionalidades, inclusive tripulantes de navios. O desembarque só será autorizado em caso de assistência médica ou para conexão área para retorno ao país de orige.

Antes da medida, a Antaq, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, já vinha restringido que estrangeiros de alguns países entrassem no Brasil pelos portos.

A portaria interministerial desta quinta-feira vem atender recomendação da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de restrição temporária de entrada no país. Os primeiros casos de Covid-19 no Brasil foram importados de outros países. O primeiro paciente confirmado foi um empresário paulista que viajou pela Itália a trabalho.