Brasília, 24/03/2020 – Militares das Forças Armadas continuam atuando nas ações e disponibilizando recursos operacionais e logísticos em combate ao Coronavírus em todas as unidades da Federação. Para coordenar a Operação Covid-19, foi ativado o Centro de Operações Conjuntas (COC), no Ministério da Defesa, em Brasília (DF), além de dez Comandos Conjuntos, distribuídos pelo território nacional, e do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), permanentemente ativado.

Nesta terça-feira (24), duas aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram do Rio de Janeiro (RJ) e de Belém (PA), às 9 horas, para o resgate de cidadãos brasileiros que se encontram em Cuzco, no Peru, impedidos de regressarem ao país em razão do fechamento das fronteiras como ação de combate ao novo Coronavírus.

Os aviões do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte – Esquadrão Gordo (1º/1º GT) seguiram até Porto Velho (RO), onde realizaram pouso técnico. A previsão do COMAE, responsável pela coordenação dos voos, é de que os C-130 Hércules decolem para a cidade peruana na manhã de quarta-feira (25). As aeronaves decolarão de Cuzco e farão o primeiro pouso em Porto Velho na quinta-feira (26).

Além dos tripulantes do 1º/1º GT, estão embarcados uma equipe de saúde do Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE) – que fará as avaliações médicas e a triagem dos passageiros -, bem como de equipamentos de Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR), disponibilizados pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA).

 A operação é uma ação coordenada entre o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores.

Confira o vídeo da decolagem:

Confira as fotos da decolagem: https://flic.kr/s/aHsmMaq55Z

Por Tenente Raquel Alves

Fotos: Força Aérea Brasileira

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Ministério da Defesa (MD)
(61) 3312-4071