Ex-atacante foi autor do gol que abriu caminho para o primeiro título mundial do Brasil

José João Altafini, mais conhecido como Mazzola, nasceu em Piracicaba, no interior de São Paulo, em 24 de julho de 1938. O ex-atacante iniciou sua carreira no Palmeiras até ser convocado para a Seleção Brasileira, pela qual disputou os dois primeiros jogos da Copa do Mundo de 1958 — depois acabou dando lugar ao estreante Pelé. Após a Copa, radicou-se na Itália, com o Milan, ainda em 1958.

No país europeu se tornou o quarto maior artilheiro da história da Serie A, ao lado de Giuseppe Meazza, com 216 gols. Deteve sozinho por décadas o recorde de gols em uma única edição de Liga dos Campeões, com 14 gols marcados até ser superado por Cristiano Ronaldo, na edição de 2013-14.

1958_06_08_Brasil 3x0 Austria_EM PE De Sordi, Dino Sani, Bellini, Nilton Santos, Orlando, Gilmar. AGACHADOS Mario Americo, Joel, Didi, Mazzola, Dida, Zagallo.

1958_06_08_Brasil 3×0 Austria_EM PE De Sordi, Dino Sani, Bellini, Nilton Santos, Orlando, Gilmar. AGACHADOS Mario Americo, Joel, Didi, Mazzola, Dida, Zagallo.
Créditos: Gerência de Acervo e Memória da CBF

Seleção Brasileira

Na Copa do Mundo de 1958, Mazzola foi o grande personagem da estreia contra a Áustria ao fazer dois gols – o primeiro e o terceiro – no triunfo por 3 a 0. Considerada uma das melhores seleções da história, a equipe levantaria o torneio mundial pela primeira vez e iniciava a construção do time mais vitorioso de todos os tempos. Vestindo a camisa amarela foram 11 jogos, com nove vitórias, um empate e apenas uma derrota. 

Presidente Ednaldo Rodrigues recebe Mazzola na concentração da Seleção Brasileira em Turim

Presidente Ednaldo Rodrigues recebe Mazzola na concentração da Seleção Brasileira em Turim
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Mazzola seria convocado novamente para 1962, na Copa do Chile, mas por questões políticas da época, não foi chamado pela Seleção Brasileira. Por ser neto de italianos, Altafini é também cidadão italiano. Assim, jogou aquele mundial pela Squadra Azzurra, como José João Altafini, ao invés do antigo apelido Mazzola. O ex-atleta vive há décadas no país europeu. Com passagens marcantes pelo futebol da Itália, o atacante fez parte da equipe do Milan e do Juventus, até se aposentar jogando no Napoli.

 

 

 

 

Categorized in:

Esportes,

Última atualização: 25 de julho de 2024