Entidade abriga grandes clubes nacionais e é uma das mais tradicionais do País

Fundada em 16 de junho de 1915, a então Liga Sportiva Pernambucana (LSP) tinha como objetivo administrar o futebol no Estado, que crescia com rapidez. No ano seguinte, tornou-se responsável pela organização do Campeonato Pernambucano profissional. É assim até hoje.

Somente em 1955, a entidade passou a ser chamada de Federação Pernambucana de Futebol. Atualmente é presidida por Evandro Carvalho, que modernizou a FPF e foi o sucessor de Carlos Alberto Gomes, outro grande nome do esporte brasileiro.

Em 2024, a Federação Pernambucana de Futebol é responsável pela organização de um total de nove competições – Campeonato Pernambucano das Séries A1, A2 e A3; Campeonato Pernambucano Feminino; Campeonato Pernambucano Amador; Campeonatos Pernambucanos Sub-20, Sub-17, Sub-15 e Sub-13.

A FPF ressalta que seus principais objetivos são incentivar, difundir, regulamentar, controlar, fiscalizar, dirigir e administrar, de forma única e exclusiva, a prática de futebol profissional e não profissional em todo o Estado de Pernambuco.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza a Federação Pernambucana de Futebol pelos 109 anos de história.

 

Categorized in:

Esportes,

Última atualização: 24 de junho de 2024