Ciência e Tecnologia

Escala de mohs

A Escala de Mohs é uma escalada criada por Friedrich Mohs em 1812 para medir a dureza de materiais. É usada para determinar a resistência de um material ao risco mecânico. A escala de Mohs divide os materiais em 10 classes diferentes, de 1 (muito macio) a 10 (muito duro).

Friedrich Mohs

Friedrich Mohs
Friedrich Mohs

Friedrich Mohs era um mineralogista alemão que desenvolveu essa escala para auxiliar no reconhecimento e classificação dos minerais. Ele descobriu que alguns minerais eram mais resistentes do que outros e, portanto, mais difíceis de arranhar. Ele identificou 10 minerais conhecidos como referência para medir o grau de dureza de todos os outros. Esses 10 minerais foram arranhados uns contra os outros e a resistência foi usada para descrever a dureza de cada um deles. O mineral mais resistente à arranhadura – o diamante – foi atribuído ao nível máximo da escala, 10.

O que é Escala de Mohs

A escala de Mohs é baseada na propriedade que determina a dureza de um material, que é a resistência à arranhadura. Um material duro pode arranhar outro material mais macio, mas não o contrário. Usando-se esse princípio, um mineral pode ser testado para determinar seu ponto na escala de Mohs. Por exemplo, se um mineral resiste a ser arranhado por um material na classe 6, ele está entre a classe 4 e a 6 na escala de Mohs. Se é arranhado por um material na classe 6, mas não por um na classe 5, então está entre a classe 5 e a 6.

escala de mohs
escala de mohs

Os testes de dureza são feitos usando-se pedras naturais de diferentes minerais para comparativos de dureza. O teste consiste em pegar uma pedra de teste e percorrer sua superfície com o mineral de referência. Se o mineral de referência deixa marcas de arranhaduras no outro, então ele está abaixo dele na escala de Mohs. A tabela a seguir mostra os 10 minerais com suas respectivas durezas.

Tabela de dureza

escala de mohs
escala de mohs

Tabela de Dureza da Escala de Mohs Mineral Dureza Talco 1 Gesso 2 Calcita 3 Fluorita 4 Apatita 5 Feldspato 6 Quartzito 7 Topázio 8 Corindo 9 Diamante 10

A escala de Mohs é usada amplamente para identificar, classificar e avaliar a dureza dos materiais. Por exemplo, pode ser usada para testar materiais de pedra, metais, madeira, goma, borracha, tecidos e outros tipos de materiais. Também é usado para verificar a resistência dos produtos à abrasão, resistência à pressão e à corrosão. Além disso, também pode ser usado para avaliar a dureza de revestimentos, polimentos ou outros materiais aplicados a superfícies para conferir proteção ou melhorar a aparência.

Escala de Mohs por Friedrich Mohs

Após o descobrimento da escala de Mohs por Friedrich Mohs, ela foi adotada por muitos profissionais da área de mineração e engenharia para verificar a dureza de materiais. Mais recentemente, a escala também vem sendo usada em outras áreas, como metalurgia, gemologia, química, biologia e análise de materiais. A escala é usada internacionalmente como padrão para avaliar a dureza de materiais e, por isso, é considerada uma ferramenta importante para muitas indústrias.

Conclusão

A Escala de Mohs é uma escalada criada por Friedrich Mohs em 1812 para medir a dureza de materiais. É usada para determinar a resistência de um material à abrasão, à pressão ou à corrosão. A escala de Mohs é baseada na propriedade que determina a dureza de um material, que é a resistência à arranhadura. Ela divide os materiais em 10 classes diferentes, de 1 (muito macio) a 10 (muito duro). A escala de Mohs tem muitas aplicações práticas e é usada internacionalmente como padrão para avaliar a dureza de vários materiais.