Escala de mohs
A Escala de Mohs é uma escalada criada por Friedrich Mohs em 1812 para medir a dureza de materiais. É usada para determinar a resistência de um material ao risco mecânico. A escala de Mohs divide os materiais em 10 classes diferentes, de 1 (muito macio) a 10 (muito duro).
Friedrich Mohs

Friedrich Mohs era um mineralogista alemão que desenvolveu essa escala para auxiliar no reconhecimento e classificação dos minerais. Ele descobriu que alguns minerais eram mais resistentes do que outros e, portanto, mais difíceis de arranhar. Ele identificou 10 minerais conhecidos como referência para medir o grau de dureza de todos os outros. Esses 10 minerais foram arranhados uns contra os outros e a resistência foi usada para descrever a dureza de cada um deles. O mineral mais resistente à arranhadura – o diamante – foi atribuído ao nível máximo da escala, 10.
O que é Escala de Mohs
A escala de Mohs é baseada na propriedade que determina a dureza de um material, que é a resistência à arranhadura. Um material duro pode arranhar outro material mais macio, mas não o contrário. Usando-se esse princípio, um mineral pode ser testado para determinar seu ponto na escala de Mohs. Por exemplo, se um mineral resiste a ser arranhado por um material na classe 6, ele está entre a classe 4 e a 6 na escala de Mohs. Se é arranhado por um material na classe 6, mas não por um na classe 5, então está entre a classe 5 e a 6.

Os testes de dureza são feitos usando-se pedras naturais de diferentes minerais para comparativos de dureza. O teste consiste em pegar uma pedra de teste e percorrer sua superfície com o mineral de referência. Se o mineral de referência deixa marcas de arranhaduras no outro, então ele está abaixo dele na escala de Mohs. A tabela a seguir mostra os 10 minerais com suas respectivas durezas.
Tabela de dureza

Tabela de Dureza da Escala de Mohs Mineral Dureza Talco 1 Gesso 2 Calcita 3 Fluorita 4 Apatita 5 Feldspato 6 Quartzito 7 Topázio 8 Corindo 9 Diamante 10
A escala de Mohs é usada amplamente para identificar, classificar e avaliar a dureza dos materiais. Por exemplo, pode ser usada para testar materiais de pedra, metais, madeira, goma, borracha, tecidos e outros tipos de materiais. Também é usado para verificar a resistência dos produtos à abrasão, resistência à pressão e à corrosão. Além disso, também pode ser usado para avaliar a dureza de revestimentos, polimentos ou outros materiais aplicados a superfícies para conferir proteção ou melhorar a aparência.
Escala de Mohs por Friedrich Mohs
Após o descobrimento da escala de Mohs por Friedrich Mohs, ela foi adotada por muitos profissionais da área de mineração e engenharia para verificar a dureza de materiais. Mais recentemente, a escala também vem sendo usada em outras áreas, como metalurgia, gemologia, química, biologia e análise de materiais. A escala é usada internacionalmente como padrão para avaliar a dureza de materiais e, por isso, é considerada uma ferramenta importante para muitas indústrias.
Conclusão
A Escala de Mohs é uma escalada criada por Friedrich Mohs em 1812 para medir a dureza de materiais. É usada para determinar a resistência de um material à abrasão, à pressão ou à corrosão. A escala de Mohs é baseada na propriedade que determina a dureza de um material, que é a resistência à arranhadura. Ela divide os materiais em 10 classes diferentes, de 1 (muito macio) a 10 (muito duro). A escala de Mohs tem muitas aplicações práticas e é usada internacionalmente como padrão para avaliar a dureza de vários materiais.
Dirimiu minha curiosidade por saber por que o diamante é o mais duro mineral existente.
sim, informacao muito boa, fiquei atualizado enfim! poderiam escrever mais sobre as pedras da regiao
ainda bem que inventaram essa escala
ótimo pra gente que precisa tirar duvida de qual pedra é