Ciência e Tecnologia

Nomes de pedras preciosas

As pedras preciosas são materiais preciosos extraídos da terra que através da lapidação tomam formas lindas. Elas estão entre as mais antigas mercadorias comercializadas e são usadas nas formas mais variadas para diversos fins, como joias, adornos, decoração de salas ou serem até mesmo empregadas na fabricação de ferramentas e armas como era prática comum nos tempos antigos. Abaixo vamos listar alguns dos nomes das pedras preciosas mais reconhecidas.

Ágata

A ágata é uma pedra preciosa cuja variedade mais popular é a ágata-sílex, uma rocha sedimentar formada por silicatos de dióxido de cálcio e a principal localização está em Minas Gerais. A ágata tem diversas cores, desde o branco, amarelo, verde até o preto.

Ametista

A ametista é um tipo de quartzito ametista de cor violeta-azulada que é a gema oficial do Estado de Minas Gerais. A ametista tem traços que indicam sua origem vulcânica e é encontrada desde o Neolítico. A ametista combina bem com pedras de tonalidades pastéis e também com as pedras mais escuras.

Rosa de Koch

Esse tipo de pedra preciosa é de cor rosa e possui características únicas. Ela foi descoberta na Alemanha durante a Idade Média e tem sido muito empregada na fabricação de joias desde então. A Rosa de Koch é uma variedade especial de quartzo e costuma ser encontrada na região de Erzgebirge, na Alemanha Oriental.

Rubi

O rubi é uma pedra preciosa vermelha incrivelmente bela, feita de cristal de alumínio. É uma das três principais pedras preciosas do mundo junto com o diamante e o esmeralda. O rubi é considerado o símbolo da boa sorte, e pode ser encontrado em várias partes do mundo, incluindo a África, Índia, Sri Lanka e Tailândia.

Esmeralda

Uma das três principais pedras preciosas mundiais, a esmeralda é um dos mais belos minerais preciosos existentes. Por meio de um processo de polimento extremamente delicado e complexo sua tonalidade é intensificada ganhando assim uma aparência ainda mais expressiva. O preço dessa pedra costuma ser elevado por causa de sua beleza única.

Safira

A safira é uma pedra preciosa conhecida por sua consistência cristalina e dimensões de alta qualidade. Ela tem uma cor azulada intensa e é considerada a pedra mais resistente e mais dura de todas. A safira é amplamente utilizada nas industrias relacionadas com o cristal, e é considerada uma pedra preciosa mais acessível do que o rubi, a diamante ou a esmeralda.

Topázio

O topázio é uma pedra preciosa transparente e dura, muito utilizada para a criação de joias. Essa pedra pode assumir diversas cores, mas a mais comum é a amarela-esverdeada. O topázio tem a capacidade de mudar de cor se for exposto à luz do sol, e é mais resistente que o rubi e a safira.

Quartzo Fumê

O quartzo fumê é uma pedra preciosa translúcida e relativamente barata. Apresenta uma cor levemente cinzenta, lembrando uma nuvem de fumaça. O quartzo fumê é mais utilizado na fabricação de colares e anéis, mas também pode ser usado em outras joias. É bastante reclamado por seu preço acessível e incomum cor.

Citrino

O citrino é uma pedra preciosa encontrada no Brasil, na África e em outras partes do mundo. É identificado pela sua coloração amarelo-clara ou amarelo-avermelhada. O citrino é uma pedra versátil e é amplamente usado para a fabricação de jóias de todos os tipos, sendo também bastante apreciado por sua cor única.

Turmalina

A turmalina é a pedra preciosa mais versátil existente, pois ela vem em muitas cores, desde o verde-azulado, vermelho, azul, verde, rosa, amarelo até preto. É uma pedra dura e é notável por sua transmissão de luz e seu brilho intenso. A turmalina é usada tanto para joias quanto para ferramentas, pois ela tem maior resistência ao desgaste do que as outras pedras preciosas.

Ônix

O ônix é uma pedra preciosa translúcida muito conhecida por sua forte cor. Ele pode ser encontrado em diversas partes do mundo, e é usado na fabricação de jóias há milhares de anos por sua resistência e durabilidade. O ônix possui uma cor negra profunda e contrastante que é muito bonita e expressiva.

Aventurina

A aventurina é uma pedra preciosa verde-clara também conhecida como quartzo aventurinado, pois contém partículas de minerais contendo magnésio, ferro e/ou manganês. A aventurina é largamente empregada na fabricação de jóias, po