O Cometa Nishimura se aproximará da Terra em setembro: estes são os dias em que você poderá observá-lo.

No início deste ano, o cometa C/2022 E3, descoberto em 2022, pôde ser avistado a partir da Terra com sua característica cor verde, após 50.000 anos sem nos visitar. Agora, temos uma nova oportunidade de contemplar a olho nu outro cometa no céu, o C/2023 P1 Nishimura, que se espera ser mais brilhante do que seu predecessor. O cometa Nishimura, descoberto em 12 de agosto pelo astrônomo japonês Hideo Nishimura, será visível a olho nu a partir de 7 de setembro, devido à sua proximidade com o Sol. Para observá-lo, como explicam em Meteored, você precisará se orientar pelas constelações e aguardar um momento antes do amanhecer. Atualmente, ele está próximo à constelação de Câncer, mas sua posição mudará nos próximos dias.

Em 17 de setembro, o cometa Nishimura atingirá o ponto mais próximo do Sol, conhecido como periélio, quando seu brilho será mais intenso. No entanto, esse não será o melhor momento para tentar localizá-lo nos céus, pois sua proximidade com o Sol dificultará sua busca. Caso queira tentar, o cometa estará próximo da constelação de Virgem nesse dia.

Como observar o cometa Nishimura?

No entanto, antes dessa data, em 12 de setembro, o cometa estará em seu ponto de maior aproximação da Terra, a uma distância de 125 milhões de quilômetros. E antes do dia 12 de setembro, mais especificamente em 8 de setembro, conforme indicado pelos especialistas da Starwalk, o Nishimura alcançará a magnitude 4,9, seu ápice de brilho. Portanto, os melhores dias para avistar o cometa Nishimura a olho nu serão entre os dias 8 e 12 de setembro, antes do amanhecer, na direção da constelação de Leão.

satélite

O fenômeno não é comum e acontecerá em setembro – Imagem: Canva

O cometa C/2023 P1 será mais visível no hemisfério norte e é recomendável que o céu esteja limpo. Embora a NASA não tenha certeza de forma definitiva devido à natureza imprevisível desses fenômenos celestes, as condições são favoráveis para observar esse cometa a olho nu.

Categorized in:

Ciência e Tecnologia,

Última atualização: 5 de setembro de 2023