Receitas

Como fazer massa de coxinha caseira?

Por mais que aquele lanche da rua seja delicioso, o lanche caseiro é mais saboroso ainda. Se você deseja aprender como fazer massa de coxinha para saborear com a família, veio ao lugar certo!

Aqui vamos te ensinar o passo a passo de como fazer massa de coxinha para você saborear com a sua família em um dia de lanche para assistir aquele filme!

Mais abaixo temos os ingredientes e modo de preparo:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de água
  • 2 xícaras de caldo de frango (pode usar um cubo de caldo de galinha dissolvido em água quente)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
  • 2 ovos
  • Óleo para fritar

Como fazer massa de coxinha:

  1. Em uma panela grande, adicione a água, o caldo de frango e a manteiga. Leve ao fogo médio até ferver.
  2. Reduza o fogo para o mínimo e acrescente a farinha de trigo de uma só vez. Mexa vigorosamente com uma colher de pau até que a mistura forme uma massa homogênea e se solte das bordas da panela.
  3. Retire a panela do fogo e acrescente o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem para incorporar os temperos.
  4. Deixe a massa esfriar por alguns minutos. Em seguida, adicione os ovos um de cada vez, misturando bem após cada adição. A massa deve ficar lisa e brilhante.
  5. Com a massa pronta, você pode começar a moldar as coxinhas. Pegue pequenas porções da massa, abra na palma da mão, coloque o recheio de sua preferência e feche, dando o formato de coxinha.
  6. Aqueça o óleo em uma panela funda a 170°C – 180°C. Para verificar a temperatura, você pode usar um termômetro de cozinha.
  7. Frite as coxinhas em porções, não sobrecarregando a panela, até que fiquem douradas e crocantes, o que deve levar de 4 a 5 minutos.
  8. Retire as coxinhas com uma escumadeira e coloque-as sobre papel-toalha para remover o excesso de óleo.
  9. Sirva as coxinhas quentes e aproveite!

Você acabou de descobrir como fazer massa de coxinha para ter um lanche caseiro e saboroso sempre que quiser, não esqueça de acessar a nossa página de receitas e compartilhar essa delícia com os amigos!