Receitas

Como fazer molho pesto para macarrão

Ei, amantes da comida italiana! Quem aqui não adora um bom molho pesto? Aquele sabor fresco e vibrante que transforma até a mais simples das massas em uma refeição espetacular. A melhor notícia? Você não precisa viajar para a Itália para saborear esse deleite.

Como fazer molho pesto
Foto: Canva

Aqui você vai aprender um jeito fácil de como fazer molho pesto do jeito italiano, direto na sua cozinha. Então, pegue seu avental e vamos ao que interessa!

Ingredientes:

A beleza do molho pesto está na simplicidade dos ingredientes. Você vai precisar de:

  • Manjericão Fresco: Um monte de folhas de manjericão fresco – quanto mais fresco, melhor.
  • Dentes de Alho: Dois ou três dentes de alho vão dar um toque delicioso.
  • Pinhões (ou Nozes): Cerca de um quarto de xícara de pinhões ou nozes, torrados.
  • Queijo Parmesão Ralado: Meia xícara de queijo parmesão ralado, daqueles bem gostosos.
  • Azeite de Oliva Extra Virgem: Um quarto de xícara de azeite de oliva de alta qualidade.
  • Sal e Pimenta: A gosto.

Como fazer molho pesto:

Aqui está o segredo para fazer um molho pesto que vai surpreender todos os seus amigos:

Como fazer molho pesto
Foto: Canva
  1. Prepare o Manjericão: Lave e seque as folhas de manjericão. É importante que elas estejam bem secas para não diluir o sabor do pesto.
  2. Toste as Nozes ou Pinhões: Você pode fazer isso na frigideira por alguns minutos até ficarem levemente dourados. Fique de olho, pois eles queimam rápido!
  3. Bata Tudo: Coloque as folhas de manjericão, os dentes de alho, os pinhões (ou nozes) e o queijo parmesão ralado em um processador de alimentos. Comece a pulsar.
  4. Adicione o Azeite: Com o processador ainda em funcionamento, despeje lentamente o azeite de oliva até que tudo esteja bem misturado e você tenha uma consistência cremosa. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Prove e Ajuste: Dê uma provada e ajuste o sal, a pimenta ou até mesmo o queijo, se quiser mais sabor.
  6. Sirva ou Armazene: Se você não vai usar imediatamente, coloque o molho pesto em um pote hermético e cubra com uma fina camada de azeite para evitar que o ar entre em contato com o molho. Isso manterá a cor verde vibrante.

Agora que você sabe como fazer molho pesto, o mundo da cozinha italiana está ao seu alcance. Use-o para dar um toque especial a massas, pizzas, sanduíches ou até mesmo como molho de salada. O pesto é versátil e sempre delicioso.

Como fazer molho pesto
Foto: Canva

Então, por que esperar? Experimente esta receita e surpreenda seu paladar com um pedacinho da Itália na sua casa. Buon appetito!