Ciência e Tecnologia

O impacto do storytelling em uma campanha B2B

O storytelling é uma estratégia poderosa que as marcas podem utilizar para construir conexões mais profundas com seu público-alvo. As histórias têm o poder de evocar emoções, inspirar ação e criar uma conexão duradoura entre a marca e o consumidor. No contexto do B2B, especialmente se você trabalha para uma empresa que talvez não se incline naturalmente para o storytelling, você pode duvidar do poder que uma boa história tem.

Fazendo um paralelo com a jornada do herói já foram feitos pelo menos três filmes contando como Peter Parker se tornou o Homem-Aranha. Por quê? As pessoas adoram uma história de origem. E isso vale tanto para super-heróis quanto para empresas.

No espaço B2B, no espaço de software, eu diria que grande parte da narrativa tradicional que você vai pensar é a história do fundador. Muitas empresas são boas em vincular o fundador aos seus princípios básicos para comunicações internas, mas muitas o ignoram como uma ferramenta externa, a chave,é conectá-lo aos seus princípios e valores fundamentais.

O que sua empresa representa para você?  Como podemos trazer isso para seus clientes? E para aqueles que possam estar lendo sobre você também?

Toda essa construção de narrativa abre a porta para um novo contador de histórias: seus clientes. Considero que às vezes esses são até melhores lugares para começar do que necessariamente seu fundador, especialmente quando você começa a contar histórias para certas comunidades, você quer ter certeza de que é autêntico e que essa pessoa é da comunidade.

Aqui vale uma dica: é importante tornar seu pedido a um cliente o mais simples possível. Explique a eles o benefício para eles tomarem essa medida e faça tudo o que puder para acalmar seus nervos. Isso pode significar oferecer treinamento de mídia ou oferecer que façam o depoimento no formato que for mais fácil para eles, seja em vídeo, escrito ou até mesmo uma entrevista facilitada que você transforma em um material finalizado.

Você pode encontrar essa zona de conforto em vez de simplesmente perguntar, de forma ampla, ‘você poderia contar sua história para nós em todos os meios possíveis?

No sentido de acertar o meio, nossas histórias estão ficando mais curtas. Hoje em dia, muitas vezes estão contidas em um vídeo de um minuto ou no Tik Tok, é necessário ajustes para acertar a história.

A narrativa, em sua essência, é uma ferramenta poderosa que transcende o tempo e os meios de comunicação. Seja na forma de uma história de origem de um fundador ou nos relatos autênticos de clientes, o storytelling possui o poder de criar conexões profundas e duradouras com o público. No entanto, a autenticidade é crucial. As marcas devem ir além das histórias contadas ocasionalmente e focar na consistência e verdade de suas mensagens. Apenas dessa maneira elas poderão esperar criar uma impressão duradoura, transformando-se em marcas geracionais que permanecem relevantes e ressoam nos corações e mente das pessoas.

Sobre o CEO da TRIWI – Ricardo Martins

Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu o Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas.

Como profissional de  marketing, Ricardo ganhou reconhecimento em diversos projetos, em destaque está Cannes (10 Leões), 3 Ouro (2 Promo & Activation e 1 Direct), 3 Prata (2 Cyber e 1 Direct), 4 Bronze (2 Cyber, 1 Direct e 1 Branded Content & Entertainment).

Além de seu reconhecimento internacional, o profissional atua como professor e palestrante por todo o país.

 

Por Ricardo Martins, especialista em Marketing Digital e CEO da TRIWI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *