Receitas

Como fazer quibe de forno saudável

O quibe de forno é uma receita típica da culinária árabe, que leva carne moída, trigo para quibe e temperos aromáticos. É uma ótima opção para servir como prato principal ou como petisco, acompanhado de molhos variados.

Como fazer quibe de forno
Foto: Canva

O quibe de forno é uma versão mais saudável e prática do quibe frito, pois não leva óleo na preparação. Ele é feito em uma forma refratária, que pode ser untada com manteiga ou azeite, e pode ser recheado com queijo, carne refogada, requeijão ou o que preferir. O quibe de forno fica crocante por fora e macio por dentro, e pode ser cortado em pedaços quadrados ou losangos.

Mais abaixo você vai aprender como fazer quibe de forno de forma simples e deliciosa, e ainda conferir algumas dicas de como rechear e variar o sabor dessa iguaria.

Ingredientes

Para fazer quibe de forno, você vai precisar de:

  • 500 g de carne moída
  • 250 g de trigo para quibe
  • 2 xícaras (chá) de água quente
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/4 de xícara (chá) de hortelã picada
  • Sal a gosto
  • Pimenta síria a gosto
  • Canela em pó a gosto
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou azeite
  • Recheio de sua preferência (opcional)

Como fazer quibe de forno

Siga o passo a passo abaixo para fazer o seu quibe de forno:

Como fazer quibe de forno
Foto: Canva
  1. Em uma tigela grande, coloque o trigo para quibe e cubra com a água quente. Deixe hidratar por cerca de 30 minutos ou até que o trigo absorva toda a água12.
  2. Em uma panela, refogue metade da carne moída com metade da cebola e do alho, sal e pimenta síria a gosto. Esse será o recheio do seu quibe. Se desejar, acrescente outros ingredientes ao recheio, como queijo ralado, tomate picado ou nozes picadas.
  3. Em uma tigela, misture a outra metade da carne moída com o trigo hidratado, o restante da cebola e do alho, a hortelã picada, sal, pimenta síria e canela em pó a gosto. Amasse bem com as mãos até formar uma massa homogênea.
  4. Unte uma forma refratária com manteiga ou azeite. Espalhe metade da massa do quibe sobre o fundo e as laterais da forma, pressionando bem com os dedos. Coloque o recheio sobre a massa e cubra com a outra metade da massa do quibe. Alise a superfície com as mãos e faça alguns cortes na diagonal com uma faca.
  5. Pincele manteiga ou azeite sobre o quibe e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de 40 minutos ou até dourar.
  6. Retire do forno e corte em pedaços. Sirva quente ou frio, acompanhado de molho de iogurte, coalhada seca ou tahine.

Pronto! Agora você já sabe como fazer quibe de forno de forma fácil e saborosa. Você pode fazer essa receita para o almoço, jantar ou lanche, e surpreender a sua família e amigos.

Como fazer quibe de forno
Foto: Canva

Experimente também fazer outras versões do quibe de forno, usando diferentes tipos de carne, como frango ou peixe, ou substituindo o trigo por quinoa ou arroz. O importante é se deliciar com essa receita incrível!